Welcome to my blog :)

rss

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A Ética e a Moral - Introdução

Todos os homens igualmente estão condenados, não por códigos de ética alheios, mas por seus próprios, e todos os homens, portanto, têm consciência da culpa

- C.S. Lewis



A decadência moral tem alcançado proporções epidêmicas em todas as áreas. Um levantamento feito pela Time mostrou que o declínio da moralidade no mundo dos negócios é conseqüência direta do orgulho pessoal. Na análise final, a revista Time diz que esses profissionais todos tenderam a “varrer as queixas éticas para debaixo do tapete” e que essa inclinação a evitar a integridade moral é conseqüência direta da “obcessão protetora do eu e da imagem”.

Mas, afinal, o que é ética? Qual a sua importância na vida profissional e social de um indivíduo e na formação do seu caráter? O mundo tem enfrentado uma das piores épocas relacionada com a falta de moral e caráter das pessoas e abrange também seu local de trabalho. E a culpa disso tem sido jogada em seus sentimentos não correspondidos, desejos não supridos, mero instinto humano ou, por simples descaso com relação ao assunto. A moral é universal? Pode ela moldada individualmente segundo os padrões pré-estabelecidos por cada um ou existem leis morais absolutas?

Sob a visão do filósofo irlandês Clive Staple Lewis (C. S. Lewis, 1898-1963) pretendo responder a essas perguntas levando a uma auto-avaliação do ser humano afinal, este assunto está profundamente ligado ao interior do homem. E ter a verdadeira visão do que é ética e como ela influencia na formação do indivíduo é essencial para o sucesso de sua vida profissional e a realização social e pessoal do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário