Welcome to my blog :)

rss

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O Som do Coração

O Som do Coração


Muitos de nós, já assistimos o filme "O Som do Coração". Se trata de um menino que, sem o conhecimento de seus pais serem grandes músicos, herda esse talento e é, através dessa afinidade de seus corações, que ele os encontra.

Nós também somos assim. Possuímos um talento musical. O usamos e nos beneficiamos com ele seja recebendo elogios, financeiramente ou, simplesmente porque nos sentimos bem ao o praticarmos. Mas, às vezes, nos esquecemos de quem herdamos.

No nosso caso, esse talento ou dom foi nos dado por Deus. A música surgiu de seu coração. E é uma forma (e não a forma) de adoração. Nosso talento e dons não são nada se não estamos usando para adorar a Deus.

Consideremos 3 pontos sobre Adoração:


1) A nossa ADORAÇÃO deve ser precisa:

As pessoas freqüentemente contam ou tem uma idéia sobre que tipo de Deus gostariam de adorar. Mas, nós não podemos criar a nossa própria imagem de Deus, confortável e politicamente correta. Isso é idolatria.

A adoração deve ser baseada na verdade da Bíblia e não na nossa própria opinião.

"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoraores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São esses os adoradores que o Pai procura".

João. 4:23


"Adorar em verdade" significa adorar a Deus tal como ele é verdadeiramente revelado na Bíblia (Santo, puro, justo, Salvador, Senhor, etc).

2) A nossa ADORAÇÃO deve ser autêntica:

Quando Jesus disse que você deveria "adorar em espírito", ele não se referia ao Espírito Santo, mas ao seu espírito. Como somos feitos à imagem de Deus, temos um espírito que habita em nosso corpo, e Deus concebeu esse espírito para nos comunicarmos com Ele. Adoração em espírito é seu espírito correspondendo ao Espírito de Deus.

"Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma". O quê esse versículo nos diz? Que nossa adoração deve ser sincera! Não é uma questão se usar as palavras certas, as mais edificantes, as mais bonitas... a questão é você querer dizer o que esta dizendo. O louvor sem sentimento não é em absoluto louvor! É um insulto a Deus! Quando o adoramos, Deus olha os nossos corações. "O SENHOR não vê como o homem: O homem vê a aparência, mas, o SENHOR vê o coração" (1 Sm.16:7)

Podemos adorar a Deus de um modo imperfeito, mas não podemos adorá-lo sem sinceridade. Sua maior distração na adoração é você mesmo - seus interesses e preocupações com o que os outros pensam a seu respeito. A quem você deve agradar, aos homens? É a Deus que estamos adorando. Ele merece uma adoração autêntica.

3) A nossa ADORAÇÃO deve ser prática:

A Bíblia diz:

"[...] se ofereçam como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês"

Romanos 12:1

Deus quer nossos corpos, não nossos espíritos. Por que? Porque sem nossos corpos não podemos fazer nada neste planeta. Aqui na terra, Deus diz: "Dê-me o que tem!". Ele está apenas sendo prático a respeito da adoração.

Um dos custos que a adorãção tem para nós é o egoísmo. Você não pode louvar a Deus e a si ao mesmo tempo. Você não adora para ser visto pelos outros ou agradar a si mesmo. Você deliberadamente tira a atenção de si mesmo.

Quando Jesus disse Ame a Deus com todas as forças ele chamava a sua atenção pelo fato de que adorar a Deus exige esforço. Nem sempre é conveniente e confortável, e algumas vezes a adoração é um mero ato de força de vontade - um sacrifício passivo.

Quando você louva a Deus , mesmo sem vontade, quando sai da cama para adorá-lo mesmo estando cansado ou quando você ajuda os outros estando esgotado, você está oferecendo um sacrifício de adoração a Deus. Isso agrada a Deus.

A adoração tem de ser prática e condizente com a sua vida. "Portanto, se você estiver apresentando uma oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, reconcilie com seu irmão, depois volte e apresente a sua oferta" (Mt. 5:23-24) A sua oferta, neste caso, pode ser considerado seu louvor. A Bíblia diz que se sabemos de algo que um irmão tem algo contra nós, devemos procurar resolver a situação antes de ofertar. Eu vou além. Se você toca ou canta no louvor da sua igreja e sua vida está contraditória ao que você canta, você esá zombando do Deus e Ele, sendo santo, sendo puro, não aceita esse tipo de adoração.

"Mas vocês perguntam: 'De que maneira te desonramos?'

Na hora de trazerem animais cegos para me sacrificar, vocês não vêem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não vêem mal algum."

Malaquias. 1:7-8

Será que nossa adoração tem sido aleijada e doente e não temos visto mal algum nisto? Será que estamos com a mente tão cauterizada a ponto de não vermos nossas falhas? Os cristão hoje em dia, tem a tendência de viverem suas vidas como se não fossem estar diante de Deus um dia para prestar contas a Ele sobre o que fizeram de suas vidas e o dom que lhe destes. Ou, até pensam: "eu sou pecador e Ele sabe disso". Sim, ele sabe disso. E sabe também que deixou explícito na sua Palavra que com Ele você tem capacidade para a cada dia se tornama à imagem e semelhança de Cristo e que isso é uma ordem.

Será que nossa adoração está servindo para zombar de Deus? "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá". (Gl. 6:7)

De quê adianta nos preocuparmos em aperfeiçoar nosso som se estamos fazendo pelos motivos errados? De quê adianta sermos conhecidos aqui na terra como uma banda que toca "bem" e no céu como ofertas doentes e deficientes? Deus só vai se preocupar com a qualidade de nosso som quando a qualidade de nossa adoração estiver compatível com sua santidade.

Para Deus, o importante não é o som do instrumento ou das vozes, mas o som do nosso coração.


*Alguns trechos retirados do livro: "Uma vida com propósitos" de Rick Warren (cap. 13:"A adoração que agrada a Deus")




Nenhum comentário:

Postar um comentário