Welcome to my blog :)

rss

terça-feira, 20 de abril de 2010

A Mensagem de Deus pra você [Cap.1]


A Mensagem de Deus pra você


"Milhões de pessoas hoje buscam uma voz confiável e que fale com autoridade. A Palavra de Deus é a única autoridade legítima que temos. Sua Palavra derrama a luz sobre a natureza humana, os problemas mundiais e sobre o sofrimento humano. Mas, além disso, ela revela claramente o caminho para Deus.
A mensagem da Bíblia é a mensagem de Jesus Cristo, é a história da salvação; a história da sua redenção e da minha; é a história da vida, da paz, da eternidade.
Nossa fé não depende do conhecimento humano e do avanço científico, mas se baseia na inequívoca mensagem da Palavra de Deus"


- Billy Graham



  • O que torna a Bíblia tão popular?


  • A Bíblia é um livro único: é a história de Deus e do homem, desde a Criação até o fim do mundo.

  • A Bíblia é um grande empreendimento literário: ela é considerada a maior peça literária já escrita! Ela contém virtualmente todo tipo de estilo literário: drama, narrativa histórica, instrução e até mesmo poesia.

  • A Bíblia é um grande livro de profecia: Nenhum outro livro se compara com a Bíblia quanto a predizer o futuro com tamanha riqueza de detalhes e tão surpreendente exatidão.

  • A Bíblia é um grande livro sagrado: Mais do que qualquer outro livro santo no mundo, ela é campeã de leitura por quem busca resposta espirituais para as suas dúvidas mais profundas.

  • A Bíblia é a MENSAGEM DE DEUS: A Bíblia é singular porque é a revelação do próprio Deus aos homens.



  • Como podemos saber que a Bíblia é realmente a palavra de Deus?

Josh McDowell, notável professor da Bíblia, afirma que só Deus poderia ter produzido um livro que:



  • tem sido meticulosamente transmitido desde que foi originalmente escrito;

  • é correto ao tratar de pessoas e eventos históricos;

  • não contém "absurdos científicos";

  • permanece verdadeiro e relevante para todas as pessoas, em todos os tempos.


"A Bíblia é viva, ela fala comigo; tem pés, corre atrás de mim; tem mãos, ela me sustenta"


- Martinho Lutero



  • Porque Deus escolheu as palavras ao invés de anjos?

Há uma razão muito simples para isso: Quanto à confiabilidade, a palavra escrita é imbatível. Você sabe como isso funciona. Se você transmite verbalmente alguma coisa para uma pessoa e ela conta a outra, você pode estar certo que a mensagem original mudará. Porém, quando você escreve a mensagem e a entrega para alguém, não há discussão sobre o que você disse. O significado de suas palavras pode ser objeto de interpretação, mas as palavras permanecem intactas.

  • Como Deus fez isso?

Uma das maiores autoridades em Bíblia é o Dr. Norman Geisler e no seu livro Introdução Bíblia ele declara que há na Bíblia três elos da corrente que liga Deus até nós:

  • Inspiração - Deus inspirou as palavras: Deus usou o Espírito Santo para inspirar 40 diferentes escritores, num período de mais ou menos 1.500 anos: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça". (2 Tm 3.16) Por causa desse processo, você pode confiar completamente na Bíblia. O sopro de Deus dá vida. Quando Deus soprou sobre os autores humanos, Ele concedeu vida às suas palavras.
  • Canonicidade - [a avaliação] das palavras com relação ao padrão: a canonicidade é o processo pelo qual os líderes eclesiásticos reconhecem cada livro da Bíblia como tendo sido inspirados por Deus. O cânon (indica a medida ou padrão usado para avaliar que livros foram inspirados e quais não foram) descreve que livros compõe a Bíblia que usamos hoje. Nos primeiros séculos depois de Cristo líderes eclesiásticos seguiram rigorosos critérios para determinar quais livros seriam incluídos no cânon (o cânon do Antigo Testamente já tinha sido estabelecido: Gênesis à Malaquias). O Dr. Geisler alistou 5 paramêtros usados nessa avaliação:
  1. O livro fala com autoridade divina?
  2. É escrito por um homem de Deus que nos fala como profeta de Deus?
  3. Tem ele o autêntico selo de Deus?
  4. Ele nos causa impacto com o poder de Deus?
  5. Foi ele aceito pelo povo de Deus?

Obs: O Cânon não declara que qualquer livro da Bíblia tenha provindo de Deus. Mas, reconhece a autoridade divina que já estava ali.

  • Transmissão - As cãibras dos escribas e outras tareafas árduas: para que as Escrituras alcançassem outras gerações elas tiveram de ser copiadas e traduzidas. O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, considerada a língua biográfica ideal (uma língua precisa, pictorial e pessoal) para a revelação de um Deus que se faz conhecido pelo controle e intervenção no curso da história humana, além de ser a língua do povo de Deus (o povo judeu, ou, hebreu). O Novo Testamento foi escrito em Grego, a língua que era mundialmente falada nos tempos de Jesus, ou seja, ideal para a transmissão do evangelho, além de ser uma língua intelectual. Você não precisa ler o N.T inteiro para perceber que a fé cristã é uma fé racional e razoável.

Detalhes, Detalhes... " Desde os tempos mais antigos, escribas judeus tiveram de seguir detalhados procedimentos para copiarem as Escrituras. Essas regras ajudaram a assegurar total atenção e exatidão. Essa metivulosa atitude estabeleceu o padrão para os monges e outros eruditos que têm transcrito a Bíblia através dos tempos. Abaixo estão algumas regras para os escribas: 1) Nenhuma palavra, letra ou marca podia ser escrita de memória. Para cada traço, o escriba deveria olhar diretamente para o rolo original 2) Entre cada letra. devia haver um espaço da espessura de um fio de cabelo ou de um fio de linha 3) Caso um rei dirigisse a palavra a um escriba enquanto ele estivesse escrevendo o nome de Deus, o escriba não deveria atendê-lo enquanto não terminasse de escrevê-lo.

  • Pode-se confiar nas Traduções?

Deus planejou cuidadosamente a preservação de sua Palavra através dos séculos, de modo que a Bíblia que você tem hoje é totalmente confiável.

~>No terceiro e no segundo séculos a.C, o AT, em hebraico, foi traduzido para o grego. Essa versão ficou conhecida como Septuaginta.

~> Na metade do terceiro século, Jerônimo terminou a tradução da bíblia em latim chamada "Vulgata" (que significa "divulgada"). A Bíblia católica foi traduzida dela.

~> Os livros apócrifos (ou, não inspirados) foram aderidos à Vulgata no Concílio de Trento, em Roma, em 1546.

~> A Versão de Almeida da Bíblia foi a primeira traduzida, por João Ferreira de Almeida, direto dos manuscritos originais (na ilha de Java, Indonésia) para o português.

* ReViSãOo *

  1. Deus escolher a comunicação escrita como meio primário para nos transmitir sua mensagem.
  2. Inspiração, Canonicidade e Transmissão são os três elos da cadeia que liga Deus a nós.
  3. Deus tem sido meticuloso na preservação da sua Palavra por intermédio da linguagem e de intrumentos humanos.
  4. Milhares de pessoas sacrificaram suas vidas para que pudéssemos ter uma Bíblia que fosse, ao mesmo tempo, agradável de ler e confiável.







Nenhum comentário:

Postar um comentário