Welcome to my blog :)

rss

quinta-feira, 25 de março de 2010

As Crônicas de Nárnia


As Crônicas de Nárnia (título no Brasil) ou As Crónicas de Nárnia (título em Portugal) (The Chronicles of Narnia, no original em inglês), é uma série de sete livros de romance para o público infantil, escrita pelo autor irlandês Clive Staples Lewis (conhecido simplesmente como C.S.Lewis). É a obra mais conhecida do autor, e a série é considerada um clássico da literatura infantil, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias em 41 idiomas. Escrito por Lewis entre 1949 e 1954, e ilustrado por Pauline Baynes, as Crônicas de Nárnia foram adaptadas diversas vezes, inteiramente ou parcialmente, para a rádio, televisão, teatro e cinema. Além dos tradicionais temas cristãos, a série usa caracteres da mitologia grega e nórdica, bem como os tradicionais contos de fadas.

As Crônicas de Nárnia apresentam, geralmente, as aventuras de crianças que desempenham um papel central e descobrem o ficcional Reino de Nárnia, um lugar onde a magia é corriqueira, os animais falam, e ocorrem batalhas entre o bem e o mal. Em todos os livros (com exceção de "O Cavalo e seu Menino") os personagens principais são crianças de nosso mundo, que são magicamente transportadas para Nárnia a fim de serem ajudadas e instruídas pelo leão falante conhecido como Aslam (ou Aslan, dependendo da tradução).
Ainda durante sua infância, Lewis criava ilustrações para as histórias que escrevia. Quando o livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa estava prestes a ser publicado, ele havia pensado na possibilidade de ilustrá-lo, mas acabou solicitando uma desenhista profissional, Pauline Baynes, que na época tinha um pouco mais de vinte anos de idade, mas que já tinha ilustrado o último livro do autor J.R.R. Tolkien (chamado de Mestre Gil de Ham). Lewis, então, decidiu que ela seria a pessoa ideal para ilustrar as pessoas e os fantásticos seres em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa; porém ela acabou ilustrando os sete livros da série.

No Brasil, a série As Crônicas de Nárnia foi editada inicialmente pela ABU Editora, e era praticamente desconhecida até o lançamento do filme The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe, que fez com que os livros fossem os mais vendidos no país.
As Crônicas - De um ângulo pessoal

É difícil pra mim tentar descrever o que as Crônicas significam pra mim.

C. S. Lewis era um teólogo incrível que procurou contar os ensinamentos bíblicos de uma outra forma que de modo nenhum tirou sua essência. Ninguém que realmente acredite em Deus e conhece a bíblia pode aproveitar uma leitura das Crônicas de Nárnia na sua totalidade.

A Doutrina da Espiação claramente vista no livro "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" as lições sobre dependência de Deus em "O Príncipe Cáspian" e sobre humildade em "O Peregrino da Alvorada", a vida plena em Cristo em "O Cavalo e seu Menino", Deus em primeiro lugar na nossa vida em "A Cadeira de Prata" e Jesus como nosso único e suficiente salvador e nossa vida futura no céus em "A última Batalha".

Certa vez, uma garotinha escreveu a Lewis perguntando-lhe direatemente spbre a identidade de Aslan. Lewis respondeu:¹

" Quanto ao outro nome de Aslan, eu quero que você adivinhe. Já houve alguém neste mundo que: (1) chegou no tempo do Natal, (2) disse ser o Filho do Grande Imperador, (3) entregou-se a si mesmo por causa da falta de outra pessoa, para ser zombado e morto por pessoas ímpias, (4) voltou à vida e (5) refere-se algumas vezes a ele como cordeiro? Você tem certeza que não sabe mesmo Seu nome neste mundo?" ²

Ninguém que nunca tenha lido pode compreender como eu. E claro, quem já leu os 7 livros 5 vezes não pode deixar de recomendar a leitura rsrs

Leia com a visão correta e acredite, vai valer a pena!

Notas de Rodapé:

¹ O Envangelho de Nárnia - Gabriele Greggersen, org.

² Cf. The Lion of Jodah in Never-Never Land - Kathryn Lindskoog



Nenhum comentário:

Postar um comentário